O que é um catéter? Catéter é um dispositivo utilizado para infundir medicamentos diretamente na corrente sanguínea, sem a necessidade de puncionar veias dos braços. Geralmente ele é necessário para a realização de quimioterapia para câncer. Como os medicamentos utilizados neste tratamento agridem as veias dos braços, a colocação de catéter proporciona segurança e conforto para o paciente.
Quais são os tipos de catéter? Existem basicamente dois tipos de catéter:
- Catéter parcialmente implantável: é introduzido no corpo pelas veias do pescoço. Uma parte do catéter é implantada embaixo da pele para evitar infecção. No entanto, a parte do catéter que é usada para aplicar os medicamentos fica exposta. É um catéter de grande calibre, que pode servir também para fazer hemodiálise.
- Catéter totalmente implantável: também chamado de port ou port-o-cath, também é introduzido no corpo pelas veia do pescoço, mas a parte usada para aplicar a medicação fica implantada embaixo da pele logo abaixo da clavícula. Esta parte é chamada reservatório e tem o tamanho de uma moeda. Para que os medicamentos sejam infundidos é necessário fazer uma punção do reservatório com uma agulha fina.
Como é feita a colocação do catéter? O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.
Por quanto tempo um catéter pode ficar no corpo? O catéter ficará no corpo por todo o tempo em que for necessário para o tratamento. Os catéteres parcialmente implantáveis podem ficar por meses. Já os totalmente implantáveis (
ports) podem ficar por anos.
Os catéteres são detectados pelos sistemas de segurança de bancos e aeroportos? Os catéteres mais modernos são fabricados com plástico ou um tipo de metal que não é detectado pelos sistemas de segurança.
Quais são os cuidados com o catéter? O cuidado mais importante é a higiene do local onde o catéter é implantado. Quando o catéter não está sendo usado, é necessário procurar um profissional de enfermagem para realizar a limpeza com solução de heparina, para evitar obstrução.
Quais atividades devem ser evitadas por que usa um catéter? Quem usa um catéter pode levar uma vida normal. Recomenda-se evitar atividades que possam machucar o local onde o catéter é implantado.
Como é feita a retirada do catéter? Após o fim do tratamento, a retirada do catéter é realizada pelo cirurgião vascular por meio de um procedimento cirúrgico semelhante ao da colocação.